Os profissionais baianos estão bem representados na rede social Jornalista, só com diploma! Dos cerca de 1.600 integrantes, aproximadamente 250 são da Bahia. E elogios não faltam à iniciativa, conforme depoimentos abaixo. A rede foi criada, no dia 7 de abril deste ano, pela jornalista Adriana Santiago (foto acima), de Fortaleza (Ce), diante das inúmeras manifestações endereçadas ao site da Fenaj, muitas vezes reduzidas e de difícil visualização.
O número de adesões se multiplicou depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 17 junho, aboliu o diploma para o exercício profissional. "Esta rede social é colaborativa, onde todos podem acrescentar notas para o blog, fotos, discussão nos fóruns, vídeos e falarem entre si", explica a criadora do site. As constribuições já significam mais de 270 textos postados, 550 fotos de manifestações e atos, 28 vídeos, 32 discussões, além de comentários de blogs pessoais.
Adrianna Santiago observa que a rede se transformou num excelente mecanismo de encontros e até mesmo de contatos de trabalho e outras possibilidades. "Até para paquera, vi que foi utilizada", exemplifica. Ela e sete voluntários fazem a mediação dos posts, pois não existe qualquer possibilidade técnica de edição do que é postado. A responsabilidade total, portanto, é do membro da rede.
Aos mediadores cabe apenas aprovar ou excluir para evitar palavras de baixo calão, ofensas gratuitas, publicidade, spam e lixo eletrônico. "Também conversamos com os membros da rede para o direcionamento da defesa do diploma, para que não caiam na tentação de usar para outros fins, inclusive comerciais, como assessoria de imprensa ou divulgação de eventos não relacionados com o tema da rede, pontua.
De acordo com a jornalista cearense, o desafio agora é transformar a mobilização on-line em mobilização efetiva, real, física, dos profissionais brasileiros. Até agora, a campanha destinada a recolher assinaturas para a Frente Parlamentar foi efetivamente abraçada pela rede. Segundo Adriana, a intenção não é forçar vocações deste espaço. "Proponho algumas ações, como a Marcha dos 5 mil a Brasília, ou a campanha fast-food, Lace seu deputado para as adesões à Frente... "
Depoimentos
Mônica Bichara

Alzira Costa

Isabel Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários de anônimos não são aceitos.