quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Deputado e OAB discutem questão do diploma

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede a restituição do diploma no Jornalismo, se reuniu nesta quarta (5) com o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto. No encontro foram debatidas estratégias para a manutenção da graduação como requisito aos profissionais de imprensa.

"O presidente da OAB tem mostrado apoio à luta pelo diploma. A entidade vai discutir uma alternativa jurídica que provoque o debate do tema no STF (Supremo Tribunal Federal)", disse Pimenta ao Portal Imprensa.

Para a Ordem dos Advogados, a decisão do Supremo - que em 17 de junho pôs fim à obrigatoriedade do diploma no Jornalismo - pode ser revista a partir de pontos omissos e equívocos, além de nova ação embasada. A OAB justifica que a decisão não levou em conta o fato de que 40% dos textos publicados na imprensa eram assinados por profissionais não diplomados, o que revoga a tese de que a graduação seria uma barreira à liberdade de expressão.

"A decisão do Supremo carece de interpretação. Tem um espaço na legislação para que se preserve o bom senso e mantenha o diploma", avalia Pimenta. Segundo ele, na reunião também foi levantada a possível desregulamentação do sigilo de fonte, assegurado à imprensa pela Constituição Federal (artigo 5º).

"O sigilo de fonte é garantido aos jornalistas pela Constituição. Nem os advogados possuem esse direito. Com a profissão desregulamentada, qualquer um poderá sugerir sigilo de fonte", disse o deputado, alertando que o resguardo de nomes possa ser utilizado por má-fé e em ações criminosas.

Até o momento o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), ainda não encaminhou a PEC ao exame da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Pimenta acredita em amplo apoio dos deputados em torno da proposta, já que, para ser aprovada, a matéria precisa de parecer favorável de três quintos (308 votos) dos membros da Casa.

Fonte: Portal Imprensa

Um comentário:

Comentários de anônimos não são aceitos.