quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Instalada frente parlamentar em defesa do diploma

Em ato contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de extinguir a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, foi instalada quarta (23), na Câmara dos Deputados, uma Frente Parlamentar em defesa da exigência do diploma para o registro profissional. O STF aboliu o diploma para a atividade em junho deste ano.

Estiveram presentes, entre tantos parlamentares, a deputada Rebeca Garcia (foi ela quem teve a iniciativa de colher as assinaturas para constituir a Frente); o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murilo; os deputados Emiliano José e Paulo Pimenta e as deputadas Manuela D'Ávila e Lídice da Matta.


Em discurso na Câmara Federal, no mesmo dia, Emiliano José (PT-BA), também jornalista, disse que o STF decidiu "jogar na cesta do lixo" o diploma de mais de 80 mil profissionais de todo o País e condenar milhares de estudantes à indigência. "O STF revelou uma ignorância profunda em torno da profissão de jornalista. Confundiu o exercício da profissão com a liberdade de expressão, numa barafunda impressionante", criticou.


O deputado tem insistido ainda na necessidade da constituição de uma comissão destinada à formulação de uma nova lei de imprensa, já que a última foi extinta em abril por decisão do STF. Segundo ele, o presidente da Câmara, Michel Temer, tem à mão um ofício do líder da bancada do PT, deputado Cândido Vaccarezza, com essa solicitação. Para Emiliano, tanto a volta da exigência do diploma para o exercício da profissão quanto a lei de imprensa são questões essenciais para os jornalistas e para a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de anônimos não são aceitos.