segunda-feira, 27 de julho de 2009

Decisão do STF leva universidade a cancelar turma de Jornalismo

A extinção do diploma para o exercício profissional teve grande impacto na Universidade de Uberaba (Uniube). É que a baixa procura pelo curso de Jornalismo levou a instituição a cancelar a turma do segundo semestre deste ano. Conforme o Portal Comunique-se, a direção relaciona o fato com a decisão do STF. Leia abaixo a matéria assinada por Izabela Vasconcelos, de São Paulo:

Queda do diploma faz universidade
cancelar turma de jornalismo

A Universidade de Uberaba (Uniube) cancelou a turma do segundo semestre para o curso de Jornalismo por causa da baixa procura. De acordo com a direção, o fato tem relação direta com o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão, decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 17 de junho.

“É comum o segundo semestre ter uma procura menor, mas não há dúvidas que tivemos um número ainda menor por causa do fim do diploma”, afirma André Azevedo da Fonseca, diretor do curso de Comunicação Social da Uniube.

De acordo com Fonseca, a Universidade costuma formar turmas de jornalismo de no mínimo 25 pessoas para o segundo semestre, e de 30 para o primeiro semestre, mas este ano a procura foi de apenas 14 pessoas para o curso que iniciaria em agosto.

Fonseca explica que não houve evasão no curso acima da média da universidade. ”Logo que o STF tomou a decisão reunimos todos os estudantes de Jornalismo para conversar sobre o assunto. Eles se mostraram bem maduros e continuam valorizando a formação”.

Apesar de não haver evasão de alunos, o diretor do curso afirma que houve um número de vestibulandos preocupados. “Alguns interessados no curso chegaram a nos procurar, acompanhados pelos pais, para saber mais sobre a questão do diploma, se valia a pena fazer faculdade”, conta.

Fonseca informou que o curso de jornalismo da Uniube, que existe desde 1957, continuará existindo e que espera um número maior de interessados para o primeiro semestre de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de anônimos não são aceitos.