quinta-feira, 30 de julho de 2009

Não-diplomados criam entidade e querem associar diplomados

Beneficiado com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o Movimento em Defesa dos Jornalistas Sem Diploma (MDJSD), criado em 2005, resolveu agora fundar a Associação Brasileira dos Jornalistas (ABJ). A notícia é do Portal Comunique-se, e até aí tudo bem. O problema é que a entidade tem o propósito de filiar jornalistas diplomados ou sem formação superior na área.

Sabe quem preside a nova associação? Antônio Vieira, formado em Administração de Empresas, com especialização em matemática financeira, mas que trabalha como jornalista há 20 anos. Fica difícil entender. Se a pessoa passou duas décadas na área do Jornalismo por que foi se formar em Administração e se especializar em Matemática? Seria mais compreensível fazer o curso de Jornalismo, enveredar de corpo e alma na magia da escrita, descobrir em cada texto a beleza da linguística.

Na matéria do Comunique-se, o presidente da associação afirma: “Já tínhamos articulações pelo fim do diploma e com a decisão do STF decidimos institucionalizar a criação da ABJ, que será aberta a formados e não formados em jornalismo, porque sempre fomos discriminados pela Fenaj”, explica Vieira.

Um dos vice-presidentes eleitos, Alex Bezerra critica severamente as faculdades de Jornalismo, que no entendimento dele limitavam a liberdade de expressão. “Agora os jornalistas terão amplo apoio na luta pela liberdade de imprensa e outros direitos dos quais estavam sendo negados pelo cartel das faculdades de esquina que lutaram com seus lobbys para que o diploma fosse obrigatório”, declara.

É preciso ficar claro que os jornalistas diplomados nunca acharam que os cursos da área são uma maravilha. Por isso, o argumento não convence. Nós, portadores do canudinho, defendemos aprimoramento das faculdades e mais exigências do governo na hora de autorizar a abertura de novos cursos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de anônimos não são aceitos.